O Ministério Público do Amapá (MP-AP), através da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá, ministrou na tarde da última sexta-feira (13), palestra de Capacitação da Rede de Atendimento à Mulher. O encontro que aconteceu no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) teve como objetivo a integração das Instituições e o fortalecimento da Rede, possibilitando o aperfeiçoamento dos serviços prestados às mulheres em situação de violência doméstica em Macapá.
A palestra abordou, entre outros, temas como as relações sociais de gênero, o ciclo da violência, as inovações trazidas pela Lei Maria da Penha e o Papel do Ministério Público da Defesa das Mulheres vítimas de violência.
Segundo a titular da Promotoria de Justiça da Mulher de Macapá, promotora de Justiça Alessandra Moro, essa ação objetiva a sensibilização e capacitação dos agentes que tratam diariamente com a temática, além de fazer com que os participantes saibam identificar situações de violência doméstica e dar orientações às vítimas.
“A mulher vítima de violência doméstica apresenta-se fragilizada quando procura ajuda. Ela necessita de um atendimento humanizado e qualificado que lhe proporcione acolhimento e, sobretudo, segurança. Esse é o nosso objetivo, unir esforços para assegurar um atendimento de excelente qualidade a essa mulher.”, declarou Alessandra Moro.
Estiveram presentes: o Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini; a Secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Silvanda Duarte; a Coordenadora do CRAM de Macapá, Otacília Paes; a Coordenadora do CAMUF, Patrícia Palheta; além de psicólogas, assistentes sociais, presidentes de bairros, representantes de associações de mulheres, parteiras e a representantes da Associação de Mulheres Vítimas de Escalpelamento.